6.2.08

Relato de Venda Porta a Porta

Vou relatar o que aconteceu comigo na semana que antecedeu o carnaval, onde recebi a visita de uma vendedora porta-a-porta da Ulfer.
 
Junto com a vendedora, havia uma Kombi com outros vendedores e um supervisor, fazendo o trabalho de porta-a-porta e abordando todas as residências da rua.
 
O supervisor estava trajado de social e gravata, bem como os vendedores com coletes e crachás com o logotivo da Ulfer, o que considero um ponto posito, afinal, qualquer prestador de serviço/vendedor deve estar devidamente uniformizado e com crachá de identificação.
 
A vendedora era uma senhora de 40 e poucos anos, nitidamente novata, pois o tom de voz era de quem tinha medo ou receio de dialogar. Eis que após a apresentação pessoal ela informa que está ali por causa de uma "recomendação em nome da Sabesp", ignorei o fato pois a Sabesp não encaminha ou recomenda visita de vendedores em seu nome, o que considero um ponto altamente negativo.
 
Houve uma breve explicação sobre a qualidade da água que consumimos, questionou que aparelho tenho em casa e me senti um pouco pressionado com a quantidade de perguntas sem um diálogo. A vendedora abordou sobre 'exclusivo' sistema Ecopure e quando questionei qual seria a diferença entre este sistema e o de um concorrente, a vendedora se complicou, chamando o supervisor para auxiliá-la.
 
O supervisor resumiu dizendo que se tratava de um sistema "melhor que um Europa", numa clara referência à fabricante do produto que é lider no segmento. Porém, por conhecer toda a gama de produtos de purificação, insisti em saber em qual item o produto seria melhor, justifiquei minha pergunta por causa de uma "reportagem do fantástico", eis que o supervisor me fala sobre a certificação do produto pelo INMETRO. Olhei a certificação e questionei sobre a eliminação de germes e bactérias anunciada no produto, perguntando quanto em percentual que eliminava tais itens e se retia coliformes fecais e totais. Recebi um "veja bem..." e o supervisor liga de seu celular para outra pessoa.
 
Todo este questionamento, não que todo o cliente deve ou fará isso, é apenas uma situação para mostrar o quanto que um vendedor está despreparado para falar de seu próprio produto. O produto Ulfer é muito bom, tem certificação, faz o que se propõe a fazer que é a purificação da água. Os vendedores Ulfer não precisam se escorar na Sabesp ou na Europa para vender, como disse, é preciso mais confiança em seu produto, destacando qualidades e não depreciando outra marca dizendo ser "melhor", quem define isso é o cliente. Melhor não é preço, melhor é um conjunto de benefícios. Você privilegiaria uma empresa que contrata funcionários sem registro? Que pratica o desmatamento para produzir seu carvão ativado? Que mente em sua propaganda dizendo fazer algo que comprovadamente não tem poder de fazê-lo com eficiência? Infelizmente são coisas que não conseguimos ver na hora de comprar o produto, por isso uma pesquisa é sadia, consultar sites de reclamações, procon, ver pessoas que estão satisfeitas com o produto, seja um parente, amigo ou vizinho, ter boas referências é o melhor caminho para conquistar seu produto e ficar satisfeito com ele.
 
Por fim, o supervisor me colocou para conversar com o "dono" da distribuidora, o qual agradeci o contato, as informações prestadas e, para fechar com chave de ouro, a vendedora já estava preparando a prancheta com o talão de pedidos, mesmo sem ter vendido absolutamente nada, pedindo meus documentos para preencher o pedido. Considero tal atitude bem predatória, pois as pessoas menos desavisadas acabam comprando sem saber realmente que compraram um produto. O que me obrigou a dar uma verdadeira aula de vendas para a vendedora e pro supervisor, que a todo custo tentava sair da conversa.
 
Leitores, não se trata da Ulfer, isso poderia acontecer com qualquer empresa, afinal já vi gente querendo vender aparelho que curava cancêr, tirava pedras dos rins, curava a apsoriase com imantação e todo o tipo de argumento sem fundamento só para vender sem qualidade alguma, sem compromisso com a verdade, sem respeitar o consumidor.
 
Em tempo, relatei o fato para a Ulfer, informando o nome da vendedora, do supervisor e da empresa, dizendo os pontos positivos e negativos da abordagem, mas até o momento não recebi resposta, mas nem precisa, apenas tentei ajudar.

2 comentários:

AMIZADES '' SENTIMENTO GOSTOSO'' disse...

Caro Sr.º Marcelo.
Satisfação.
Eu, estou no ramo de purificadores de água á 12 anos, já representei duas empresas,na realidade o que encontra neste ramos são os vendedores despreparados para lidar com varias situações, e mais se encotra são vendedores terroristas, eu no ética não vou frizar o nome de nenhuma empresa, mas existe uma empresa que prepara psicologicamente seus vendedores para atuarem como terroristas, estes amedrontem os clientes, denegrindo a imagem de outros concorrentes, difamando outros fabricantes, pode se tratar de um equipamentos de 1ª geração em purificação de água, mas para estes senhores se trata de um lixo, é incrivel como nós que lidamos neste ramos e procuramos fazelo da melhor maneira possivel, houvimos reclamações de pessoas que foram burladas por estes, se trata de uma de respeito e de ética.
Sua advertencia está correta.

Pierre disse...

Verdade esta empresa ulfer é um grande perigo para outros consultores de vendas eles ameaçam outros concorrentes se encontrarem no bairro em que atuam intimidam cercam descem da kombi pra agredir isso me certifiquei quando vendia purificadores só a ulfer presta?
Eles atuam no RS e o golpe deles é o mesmo! Cuidado com este povo !